E.M Promotor de Justiça
17/04/2015
Estivemos em duas turmas junto a professora
Fernanda Amigo. Na primeira, sétimo ano, foi trabalhado o conteúdo de
classificação dos seres vivos e não desenvolvemos atividade por falta de tempo.
Na segunda turma, sexto ano, nos foi concedida toda a aula e pudemos trabalhar
com os alunos questões relacionadas ao meio ambiente e a Seropédica. Pedimos
que eles começassem definindo meio ambiente, suas respostas foram expostas no
quadro e foram posteriormente relacionadas. Os estudantes citaram no geral
elementos constituintes da natureza como: plantas, animais, florestas,
oxigênio, água, gás carbônico e algumas problemáticas de cunho ambiental como:
queimadas, desmatamento, poluição, fumaça. Em seguida, pedimos que os mesmos
relacionassem Seropédica a meio ambiente e as respostas foram: transporte,
enchentes, casas que enchem, esgoto, dengue, doenças, água parada, rua
esburacada, ruas alagadas, lixão, aterro sanitária, pessoas morando na rua.
(respostas também expostas no quadro)
Num segundo momento, fizemos uma dinâmica, solicitando que cada estudante enchesse uma bexiga e escrevesse na mesma os problemas ambientais levantados pela turma e outros que gostariam de acrescentar. Fizemos uma roda de conversa e estabelecemos um diálogo. Lançamos a máxima: "nós somos tanto parte desses e de outros problemas como também solução". A partir daí fomos conscientizando dizendo que pequenas atitudes podem significar muito se unirmos isso ao fato de compartilharmos aquilo que aprendemos na escola com nossos pais, nossos amigos, vizinhos, etc Dentre outras falas nossas com o intuito de levá-los a um momento de reflexão.
Por fim, "presenteamos" cada um com um pirulito mediante alguma proposta de solução para o que havíamos conversado. Uma aluna chamou a atenção levantando a bandeira da reciclagem e apresentando uma lapiseira com pena que ela mesma confeccionou
Apesar de nem tudo ter saído como havíamos previsto e planejado, foi extremamente agradável esse momento diferente com eles além de constatarmos o que é uma sala de aula - um ambiente muito semelhante a uma enorme caixinha de surpresa... rs
Num segundo momento, fizemos uma dinâmica, solicitando que cada estudante enchesse uma bexiga e escrevesse na mesma os problemas ambientais levantados pela turma e outros que gostariam de acrescentar. Fizemos uma roda de conversa e estabelecemos um diálogo. Lançamos a máxima: "nós somos tanto parte desses e de outros problemas como também solução". A partir daí fomos conscientizando dizendo que pequenas atitudes podem significar muito se unirmos isso ao fato de compartilharmos aquilo que aprendemos na escola com nossos pais, nossos amigos, vizinhos, etc Dentre outras falas nossas com o intuito de levá-los a um momento de reflexão.
Por fim, "presenteamos" cada um com um pirulito mediante alguma proposta de solução para o que havíamos conversado. Uma aluna chamou a atenção levantando a bandeira da reciclagem e apresentando uma lapiseira com pena que ela mesma confeccionou
Apesar de nem tudo ter saído como havíamos previsto e planejado, foi extremamente agradável esse momento diferente com eles além de constatarmos o que é uma sala de aula - um ambiente muito semelhante a uma enorme caixinha de surpresa... rs
Ah! E algumas plantinhas de nossa horta
continuam crescendo, embora timidamente, mas continuam rs Uma das funcionárias
nos chamou pra dizer que ela e mais uma outra colega tem nos ajudado regando
quando não estamos na escola.
Avante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário